14 de maio de 2021

INSS voltará a cortar pagamento de quem não fizer prova de vida

Exigência de comprovação de vida estava suspensa desde março do ano passado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai retomar o bloqueio de benefícios de aposentados e pensionistas que não fizerem a chamada prova de vida. Os bloqueios estavam suspensos desde março de 2020 por causa da pandemia de Covid-19.De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13), os bloqueios serão retomados a partir da competência de maio de 2021.

competência maio de 2021, os benefícios em que não houve a realização da comprovação de vida por nenhum canal disponibilizado para tal procedimento, sendo estes selecionados para integrar o primeiro lote do processo de comprovação de vida por biometria facial – afirma a portaria.

A comprovação de vida pode ser feita por biometria facial nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, bem como nos bancos em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício.

A partir de junho, o bloqueio por falta de comprovação de vida será feito de forma escalonada, de acordo com o descumprimento dos prazos para a comprovação, que tem que ser feita anualmente.

*Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornalistas Ismael Medeiros e Suerda Medeiros lançam revista "São Vicente da Gente" nesta sexta-feira (22)

A revista São Vicente da Gente saiu do forno. A publicação será lançada oficialmente nesta sexta-feira (22), após a novena, numa forma de pr...