19 de janeiro de 2020

Conheça Stela, aluna de escola pública de BH nota 1.000 na redação do Enem

Ela ia para a escola pela manhã, estudava durante toda a tarde e, à noite, fazia os deveres de casa
Stela Terra Lopes tirou nota máxima na redação do Enem

Ao longo de todo o ano passado, a estudante Stela Terra Lopes, de 18 anos, esforçou-se para tirar uma boa nota na redação do Enem. Estudante de escola pública, ela fez aulas particulares para se aprimorar na escrita. A dedicação deu resultado: a garota, que se formou no ensino médio em 2019, tirou nota 1.000, a máxima na redação do Enem, divulgada nesta sexta-feira (17) pelo Ministério da Educação. 

A jovem teve poucas aulas de redação na Escola Estadual Sagrada Família 2, localizada no região Leste de Belo Horizonte, ao longo do ano. "É uma escola boa, e a professora tentou inserir as aulas de redação dentro do cronograma dela", diz.

Além disso, Stela ela não se resignou com o fato de estudar na rede pública de ensino. Frequentou assiduamente as aulas do projeto Salinha Concentração, que oferece aulas de redação e química, até se familiarizar com a escrita. 

"Não tinha muita noção sobre redação, sabia apenas que tinha que fazer introdução, desenvolvimento e conclusão", relembra. "Mas foquei bastante na redação, pois é a que eu tinha mais chances de ir melhor. Tenho até um caderno com anotações dos meus erros e acertos", diz a jovem.

A professora de Stela, à frente do projeto, Gabriela Raquel Said reitera o esforço da estudante. Ela sempre foi extremamente estudiosa, não deixava de fazer uma atividade, muito atenta! Atendia todas as minhas dicas e confiava na minha instrução", afirma. 

De acordo com Gabriela, a menina evoluiu com o passar do tempo. "Ela chegou com uma redação fraca, tinha fragilidade no uso das vírgulas, mas melhorou muito com o passar do tempo", pontua.

Com a nota, a estudante pretende fazer direito na UFMG. "Quero me formar e fazer concurso para ser juíza ou promotora", diz. Ao todo, ela fez 730 pontos no Enem.

Tema surpreendente

O tema da redação do ano passado pegou muitos estudantes desprevenidos, inclusive a jovem. Tratava-se da "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". "O tema me surpreendeu. Eu estava apostando em patriotismo ou questões relacionadas à família. Acho que ninguém esperava um tema sobre cinema", adianta.

Entretanto, na semana anterior à da prova, a professora passou um artigo para os alunos a respeito do tema. "Essa foi a melhor parte! O MEC divulgou dias antes um artigo, no site deles, que falava sobre a democratização do cinema. Então, discuti o tema com os meus alunos", conta Gabriela.

"Na Salinha, nós havíamos trabalhado um tema de lazer e cultura. Então, eu consegui aplicar no dia da prova", completa Stela.

Estudo contínuo

Para se dedicar ao Enem, Stela estudou incansavelmente. Ela ia para a escola pela manhã, estudava durante toda a tarde e, à noite, fazia os deveres de casa. Aos fins de semana, também estudava. "Mas eu também saía! São sacrifiquei mais do que precisei, avalia.

Fonte: o tempo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre o empresário dono da Riograndense

Morreu ontem à noite o empresário Valter Antonio Silva Flor, aos 76 anos. Ele era um dos donos da empresa de ônibus Riograndense e pai de tr...