19 de setembro de 2019

Eles têm mais de mil escolas atrasadas na reconstrução do terremoto

Dois anos após os terremotos, existem instituições de ensino em 9 estados com atrasos e mesmo sem ter iniciado as obras, apesar de terem recursos.

Escolas de 9 entidades têm atrasos nas obras de reconstrução ou reparo.
CDMX.- Dois anos após os terremotos que atingem as áreas central e sul do país,1.448  prédios educacionais permanecem sem reparos ou reconstruídos .

De acordo com o Mapa de Reconstrução das Escolas , elaborado pelo Instituto Mexicano de Competitividade(IMCO), 404 mil 176 estudantes estão matriculados nessas escolas .

As escolas sem reconstrução ou atenção programada estão localizadas em nove estados, dos quais Oaxaca e Chiapasconcentram 74% do total.

Alexandra Zapata , vice-diretora geral da IMCO, alertou que isso mostra que as crianças estão pagando os "pratos quebrados" de uma má gestão de crises.

Temos centenas e centenas de crianças que não podem retornar à escola porque o governo não tem capacidade para entender onde estão, quantas estão e o que deve ser feito em cada uma.


Ele criticou a falta de coordenação entre o Instituto Nacional de Infraestrutura Educacional (Inifed) e o Fundo de Desastres Naturais (Fonden).

Informações do mapa

O Mapa, que será apresentado em 19 de setembro, indica que 19 mil 139 escolas foram afetadas nos terremotos de 2017, de acordo com o cruzamento de diferentes bancos de dados oficiais.

Até o momento, indica a plataforma, as autoridades concluíram o trabalho em 11 mil 908 escolas, o que representa 62% do total .

No entanto, existem trabalhos em andamento em 6.183 (32%) e a atenção de 1.448 propriedades (6%) está pendente.

Muito dinheiro e zero obras

Em entrevista à Reforma , Zapata alertou que também existem escolas que têm "muito" dinheiro alocado e o andamento dos trabalhos é zero.

Por exemplo, 3 mil 374 milhões de pesos do programa Escolas foram alocados a 100 para a reconstrução de 5 mil 410 edifícios danificados, mas em 3 461 deles nenhum progresso foi registrado.

E você fala com o diretor e ele diz: 'estamos desesperados, continuamos a ter aulas no parque e não vimos um peso orçamentário'.Lá você começa a sentir que em algum lugar existe o dinheiro que nunca chegou às escolas.


Das escolas que não têm alocação de recursos, existem 411 em Oaxaca , 370 emChiapas , 93 no Estado do México , 64 na Cidade do México , 56 em Morelos , 31 em Tlaxcala , 18 emMichoacán , 3 em Guerrero e 2 em Veracruz .
Fonte: Agência reforma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre o empresário dono da Riograndense

Morreu ontem à noite o empresário Valter Antonio Silva Flor, aos 76 anos. Ele era um dos donos da empresa de ônibus Riograndense e pai de tr...